Divina Maria Souza Silva

 
Trabalhando em Grupo 

   Trabalhar com o tema educação para trânsito é sem dúvida um assunto que interessa a juventude de forma geral. Sabemos da necessidade das escolas inserirem em seus programas temas com essa relevância, pois se trata de questões vitais para a sobrevivência no trânsito, as estatísticas evidenciam números alarmantes de jovens que matam e morrem nas estradas brasileiras. Nossa intenção é desenvolver, nos nossos, educandos consciência de paz no trânsito, paz para a vida.

   Sem duvidas foram momentos de aprendizagem e de segurança, trabalhar com pessoas tão capazes torna a aprendizagem, significativa e prazerosa,


Veja a tira para descontrair e refletir um pouco mais sobre o trabalho em grupo.


Assim começou o trabalho em grupo nas unidades escolares.

Trabalhando com Projetos

   O trabalho com projetos na escola surge para suprir necessidades de se trabalhar em conjunto envolvendo várias disciplinas e áreas. São atividades ligadas, planejadas para ensinar conteúdos etapas por etapas e isso permite aos alunos que chegam gradualmente ao domínio de determinado conteúdo ou habilidade.
   Trabalhar com projetos aqui na escola, incluindo o Projeto em discussão, Educação no Trânsito, surgiu exatamente para superar problemas vivenciados em todo o Brasil elaborá-lo em conjunto com professores conhecedores foi uma tarefa tranqüila. Partimos para pesquisa, traçamos os objetivos, metodologia diversificada, recursos tecnológicos e outros. Percebemos que foi um rico processo de interação em sala de aula com a participação do professor como parceiro mais experiente e conhecedor do conteúdo que ensina-cria um campo que favorece a apropriação, por parte dos alunos, de um dos instrumentos mais importantes na história da humanidade, o conhecimento.
   E com certeza a qualidade do uso das tecnologias e mídias nos projetos da escola depende, basicamente, dos professores. Professores capazes de ressignificar a educação, entendê-lá no contexto de uma sociedade de base tecnológica, onde os educandos convivem, com maior naturalidade, com a tecnologia e farão à diferença na educação.


eventos do Colégio Estadual Brasil











Estudando

   Contamos hoje com uma nova forma textual que tem como apoio a internet, o hipertexto, o qual permite ao leitor escolher o tipo de leitura e também ser co-autor do texto. Os textos e seus leitores vem se transformando ao longo dos anos. Ensinar utilizando essa ferramenta facilita a compreensão porque o leitor – aluno – participa ativamente no processo em busca da construção do conhecimento. Da mesma forma percebemos que os sujeitos que utilizam o hipermídia com os links constroem o conhecimento com maior facilidade, pois foram criados para apoiar a aprendizagem, providenciando mecanismos de representação e servem de instrumento para o aluno construir, modificar interagir com seu próprio conceito. Da mesma forma os hiperlinks ou simplesmente links são a alma de uma página na internet. São eles que permitem o acesso fácil entre as diversas páginas (navegação) e mesmo a movimentação rápida em um texto longo. Na verdade não passa de um comando como ícone que se clica para abrir um programa ou um arquivo.
   A Autoria na Web, tem como objetivo de estudos a autoria na web, mais especificamente situação de criação de conteúdos para publicação na rede mundial de navegação.