Warles Ribeiro Neto

###########################################################

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO - COMO QUE FICA??



###########################################################

Relato da atuação do grupo no Trabalho das TIC.


Nesta parte do trabalho só tenho a elogiar e engrandecer a participação dos colegas nos trabalhos do curso 100 hs. Houve união e colaboração entre os membros do grupo. Não só nas atividades em grupo, mas também nas atividades individuais. Sabemos que torna difícil participar de cursos paralelamente à jornada de trabalho. Sendo assim, é só com a união do grupo que encontramos êxito. 

O grande objetivo do trabalho em grupo é o de promover a troca de conhecimento entre os integrantes, onde os mesmos exercitam suas capacidades de comunicação em busca de um objetivo.


Na execução desta atividade encontrei uma proposta de trabalho sobre “trabalho em grupo”. Dê uma olhada no link abaixo. Vale a pena.

http://www.brasilescola.com/educacao/trabalho-grupo.htm

###########################################################

PROJETO EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
          

           No primeiro momento pensamos em publicar uma proposta que mais está evidência na Escola. Proposta que está contextualizada com os ideais de nossos alunos. Sendo assim, selecionamos o “Projeto Educação no Trânsito”. Pois, acreditamos que adquirir conhecimentos não significa incorporar um padrão que se quer ter em uma organização. É preciso efetivamente mudar comportamentos, transformar uma realidade que é parte de todos. 
            De todo modo, a educação para o trânsito emerge na sociedade atual como um dos aspectos mais urgentes e necessários a serem trabalhados. Acredita-se que para ser um cidadão de verdade não bastam apenas informações, deve-se ter uma formação paulatina e progressiva, para que se possa moldar o cidadão. Todos têm a responsabilidade e o compromisso de contribuir para a efetivação do processo educativo. Sendo assim, nosso projeto tem como propostas conscientizar a população, principalmente os futuros motoristas, para a importância dos temas como forma de melhorar a qualidade de vida.


###########################################################


HIPERTEXTO, HIPERMÍDIA, HIPERLINK E AUTORIA NA WEB.


Nos ambientes interativos, ou seja, o visitante tem opção de se manifestar sobre determinado assunto ou tema. Estas manifestações podem ser através de recados, gravuras, textos, sons, demonstrações, entre outras. Como podemos perceber de acordo com a enciclopédia eletrônica livre, “o hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.”. 



Os sistemas de hipertexto fornecem um mecanismo para armazenar e consultar de modo não sequencial, de uma forma eficaz e rápida, grandes quantidades de informação. A informação é armazenada em blocos, que estão ligados (por meio de links) por forma a estabelecer uma rede. O hipertexto é um sistema baseado exclusivamente em texto, pelo que os diferentes blocos contêm apenas informação textual. 
              Hipermídia é o hipertexto de multimédia (embora os termos hipertexto e hipermédia sejam frequentemente usados intermutavelmente): os blocos de informação não são restringidos a texto e podem conter som, gráficos, vídeo, animação ou outros media.

Hiperlinks, ou simplesmente links, são a alma de uma página da internet. São eles que permitem o acesso fácil entre as diversas páginas (navegação) e mesmo a movimentação rápida dentro de um texto longo. Na verdade o hiperlink não passa de um comando como o ícone que se clica para iniciar um programa ou abrir um arquivo.

Com respeito a autoria da web, tudo deve ser claro e transparente com relação ao autor. Todas as pesquisas devem ser citadas as fontes. É claro com a facilidade de expor os conhecimentos devemos ter cuidado com a qualidade da informação. Nem tudo da internet é confiável.

Fonte:
http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod83221/index.html
http://www.univ-ab.pt/~bidarra/hyperscapes/video-grafias-8.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipermídia http://www.neomaxima.com.br/Criando%20minha%20pagina/Hiperlinks.htm



###########################################################

FEIRA DE CIÊNCIAS

          Feira de Ciências é fazer com que o aluno desenvolva atividades práticas, além de estimular a criatividade, a potencialidade, e um maior entrosamento entre alunos e professores.
           A melhor maneira de se aprender alguma coisa é praticando, mesmo que algo saia errado.Numa Feira de Ciências, não podemos negar, que são divulgados vários experimentos estimulando com isso o intercâmbio de conhecimentos entre instituições escolares e em conseqüência o progresso na área científica incentivando o jovem estudante, bem como fazendo-se valer de um instrumento educativo de alto nível de rendimento escolar.
          No dia 12 de Novembro ocorreu a Feira Anual de Ciências de Arte e Cultura do Colégio Estadual Brasil que é uma ação do PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola 2010). Momento que os alunos expõem seus trabalhos para os outros colegas e professores. Este ato, fazem desenvolver competências e habilidades proposta nos currículos.











Professor responsável: Warles Ribeiro Neto


###########################################################

OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia)

A OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia) é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio. Ao final da OBA todos alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares.
Sendo assim, no dia 12 de novembro de 2010 fizemos à entrega dos certificados de todos os alunos do Colégio Estadual Brasil que participaram da OBA 2010.
Acredito que esta iniciativa só vem a valorizar e incentivar os nossos alunos no processo ensino aprendizagem.




Ass. Professor Warles Ribeiro Neto - responsável da OBA.
###########################################################




###########################################################